Escatologia


               A verdade sobre Gogue e Magogue

 

      Há muitas teorias e especulações sobre este assunto escatologico, contudo no meio teologico evangelico, prevalece a visão doutrinaria denominada de dispensação, ou , como é conhecida como dispensacionalismo. O que é dispensacionalismo ?

     A palavra dispensacionalismo , não se encontra na edição revista e ampliada do dicionario Aurélio; quanto ao termo dispensação, o mesmo diz, entre outras coisas, que no meio protestante ou evangelico, é definido como um periodo em que o individuo é experimentado quanto à sua obediência a alguma revelação especial segundo sua crença, esta revelação é a vontade de D´us.

    De acordo com o sucinto dicionario de teologia cristã, dispensacionalismo é um sistema de interpretação bíblica e teologica que divide a ação do Eterno, na historia em diferentes períodos que são administrados em bases diferentes pela soberania divina. Esse sistema hermeneutico distingue períodos na historia humana, nas guais Elohim teria apelado para varias formas de agir.

   A ideia basica, nesse caso, é que D´us tem tentado varios metodos que não tem sido bem sucedidos; cada metodo , ou dispensação teria sido abandonado totalmente , antes do esquema seguinte ser experimentado, de tal modo que as prescrições divinas para outra dispensação não são validas para a proxima etapa da dispensação.

   Por sua vez a teologia dos pactos ( alianças ) se opõe a essas mudanças radicais nos metodos divinos , segundo os teologos dos pactos ( aliança ) não fazem distinção entre Antigo ou Novo Testamento, por ser as Ecrituras Sagradas , em toda a sua plenitude um grande pacto , uma enorme aliança que abrange todas as etapas da revelação bíblica, que o Eterno estaria desenvolvendo - a ao longo de todos os periodos de Genesis á Apocalipse.

   Ao decorrer das dispensações, Adonai foi revelando seu pacto, e em cada revelação acrescentou, levando - a , à um nivel maior, nada foi abandonado, uma aliança complementa à proxima, deste Adão até o Mashiah, o maior nivel revelado da torah.

   Jamais podemos esquecer que há uma revelação progressiva dentro da propria palavra de D´us. em Números capitulo nove, versos dezessete ao vinte e três podemos vêr que o povo de Ysrael durante sua jornada pelo deserto, acompanhava a nuvem, aonde ela parava, o povo acampava, quando a nuvem se levantava , eles saiam , ou seja só continuavam sua marcha pelo deserto , ao levantar da nuvem .

   A nuvem é um sibolismo da revelação profeta do Eterno Adonai , que sua aliança é progressiava , a cada geração Yehua revela uma nova faceta de sua vontade divina, que irá completar a anterior , jamais anular, o proprio Mashia Yeshua confirmou esta verdade ao dizer que Ele não veio para anular ou mudar, mas cumprir e estabelecer um novo nivel, para a revelação da Torah, ela permanece inauteravel e eterna.Pois o maior objetivo da Torah é trazer qualidade de vida a raça humana.

   Pessoalmente sou seguidor e defensor da teologia das alianças que D´us estabeleceu na sua santa e amada Torah, me referindo a toda a Escrituras Sagradas, tanto o Tanach ( A.T ), como B´rit Hadasha ( N.T )

  De onde vem este termo dispensação, uma vez que não existe tal nomemclatura nas Escrituras Sagradas ?

 

  Encontramos na B´rit Hadasha ( N T ) o termo grego oikonomia que significa administração, esta palavra ocorre nos seguintes textos da B´rit Hadasha ( N T ) : I COR 9 : 17 , Ef 1 : 10 ; 3 : 2 , 9  , COL  1 : 25 , Lc 16 : 2 - 4.

  Nos melhores textos gregos em I Tm 1 : 4 o termo oikodomen é traduzido por edificação , portanto, essa palavra é usada na B´rit Hadasha ( NT ) em dois sentidos.

  O primeiro sentido : uma administração de qualquer tipo .

  No segundo sentido : um tipo específico de administração divina, que se prolonga por algum periodo de tempo, de tal modo que aquele periodo é chamado de dispensação. Palavra esta que foi traduzida para o latim´´ Dispensatio``que tem o sentido etimologico , ou seja original de administrar.

 Obs : a palavra grega oikonomia é de onde surgiu o termo em português economia.

O uso do vocabulo dispensação foi popularizado pelas anotações da Bíblia de Estudos Scofield , sendo depois amplamente utilizada pelos teologos e pastores, principalmente por John Nelson Darby, um destacado lider eclesiastico dos irmãos livres de Plymouth, na Inglaterra. De acordo com Dr. Scolfield, existe sete dispensação , o conceito de dispensacionalismo tornou - se um dogma normativo, em guase todas as denominações protestantes.

 As facções provenientes da reforma protestante, de origem pentecostais, assimilaram em certa medidas este sistema de interpretação escatologica, algumas denominações chegaram ao ponto de considerar este metodo de exegese, como algo inquestionavel, como parte da ortodoxia evangelica.

  O dispensacionalismo se desenvolveu em varias correntes teologicas e filosificas cristã, algumas mais radicais e preconceituosa, outras mais maleaveis e flexiveis com relação ao chamado de Ysrael. Contudo mesmo assim todas as correntes dispensacionalistas , são influénciadas de certa forma pelo espirito anti semita ou anti sionista, proveniente dos concilios eclesiasticos promovidos por Constantino e seus seguidores religiosos como o Bispo Marcion e outros que odiavam o povo de Ysrael ,os judeus. Alias foi por esta causa que o bispo Marcion fez a divisão entre velho e novo testamento, esta separação numca foi orientada pelo Espirito de Deus , e jamais foi a intenção dos apostolos do Mashiach. A nossa atual divisão da Biblia Sagrada é fruto do odio e do anti semitismo da era medieval, que infelismente a reforma protestante , não corrigiu este erro, e continuou a manter esta separação, proveniente do preconceito e odio racial contra os descendentes de Abraão.

 

Blog

13/07/2015 14:45

O perfil dos apóstolos

Veremos a seguir uma síntese da vida dos dozes discipulos de Yeshua, contendo, suas cidades, localidades de origens, profissão que exerciam antes de serem    escolhidos por Yehushua, pontos de suas personalidades, alguns fatos de seus ministérios e, como se deu a morte de cada um. A...

—————

13/07/2015 00:00

SINAL VERMELHO : PERIGO

Em breve estarei tratando de um assunto , de suma importância  .Algo que está ocorrendo no meio evangelico pentecostal , pastores e pregadores que tem usado crianças para divulgarem sua denominação  , ou ministerio pessoal .Praticando exploração infantil , ou, Pedofilia Espiritual ,usando...

—————


 

 "" Então , a nuvem cobriu a tenda da congregaçâo , e a glória do Senhor encheu o tabérnaculo. "" 

    (  Êxodo 40 ; 34  )

 


 
 

 


     

 


     O maior tesouro  que o homem pode ter , é a palavra do Eterno de Ysrael


                    



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!